Header Ads Widget

Ticker

6/recent/ticker-posts

Milú

Maria de Lourdes de Almeida nasceu em Lisboa no dia 24 de abril de 1926. Foi atriz e cantora portuguesa que adotou o nome artístico de Milú. Precoce, começou a carreira artística aos 10 anos de idade cantando na rádio. Ainda jovem, dois anos mais tarde marcou sua estreia no cinema no filme Aldeia da Roupa Branca de Chianca de Garcia, ao lado da atriz Beatriz Costa. Em 1943, aos 17 anos, interpretou Luisinha no filme O Costa do Castelo do diretor Arthur Duarte; voltando a trabalhar com ele em 1947 no filme O Leão da Estrela, 1950 em O Grande Elias e 1958 em Dois Dias no Paraíso. Seu talento despertou o interesse de outros diretores famosos do cinema lusitano, tais como Manuel Guimarães que a dirigiu em A Volta de José do Telhado e Vidas Sem Rumo; Armando de Miranda no filme A Volta de José do Telhado; Perdigão Queiroga no filme Os Três da Vida Airada.

Extremamente bela, tornou-se uma das atrizes mais populares do cinema português entre os anos 40 e 50, sendo comparada a grandes estrelas de Hollywood. Como não poderia ser, recebeu convites para trabalhar fora do país e sob o comando do diretor austro-húngaro Ladislao Vajda, realizou vários filmes em território espanhol, entre os quais Doce lunas de miel (1944) e Rua Sem Sol (1947). Seu talento não se limitava somente à interpretações de personagens múltiplos, como cantora tornou clássica as canções "A Minha Casinha" e "Cantigas da Rua"; já no teatro, emprestou seu talento para espetáculos de revista, principalmente no Teatro Avenida e Teatro de Variedades. Em 1981 encerrou a carreira artística no filme "Kilas, o Mau da Fita" do diretor José Fonseca. Na vida pessoal, assim como na artística, as mudanças aconteceram muito cedo para Milú que se casou pela primeira vez em 1943 aos 17 anos de idade. Em 1960, quando já residia no Brasil, por onde permaneceu até 1968 casou-se com Luís de Magalhães Coutinho Nobre Guedes, com quem teve uma filha dois anos mais tarde, a carioca Cristina de Almeida Nobre Guedes.

Muito debilitada, em seus últimos anos de vida perdeu a visão e faleceu no dia 5 de novembro de 2008 aos 82 anos de idade na cidade de Cascais/Portugal por conta de vários problemas respiratórios. Ainda em vida, recebeu uma condecoração em maio de 2007 pelo presidente de Portugal Anibal Cavaco Silva na ordem de "Comendador da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.

Yorum Gönder

0 Yorumlar